Tubarões


Tubarões são peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) marinhos classificados na subclasse Elasmobranchii (a mesma das arraias), da Superordem Selachimorpha .
Existem cerca de 400 espécies.
Os Tubarões mantiveram-se quase inalterados durante milhões de anos.
Apareceram no planeta Terra na era Paleozóica, (mais ou menos 400 milhões de anos atrás).
Têm pele grossa, geralmente cinzenta e coberta por pequenas escamas em forma de dentes.
O corpo do tubarão é hidrodinâmico e apresenta barbatanas peitorais, barbatana dorsal alta e barbatana caudal bifurcada.
De cada lado da cabeça existem cinco fendas branquiais descobertas (sem opérculo).
Os tubarões são provavelmente os animais mais capacitados sensorialmente.
Tem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, e pode sentir uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros.
O olfato é fantástico, e a sua audição funciona como radar para perceber vibrações na água.
Além disso são dotados de uma espécie de sensores elétricos e por isso consegue perceber a sua presa através dos impulsos elétricos.
São carnívoros e costumam se alimentar de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros cações.
Vivem em águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares.
Podem viver até 80 anos.
O tamanhos pode variar entre 0,10m e 18m de comprimento.


Cartilagens ao invés de ossos

Os tubarões, como as arraias e as quimeras, são diferentes de outros peixes.
A maioria dos outros peixes possuem esqueletos feitos de ossos, como os mamíferos, répteis, anfíbios e pássaros.
Os tubarões e as arraias possuem esqueletos feitos de cartilagem (como a nossa orelha).
A cartilagem deixa os tubarões mais leves para que não afundem no oceano e não precisem de uma bexiga natatória como outros peixes


Como é um tubarão por dentro?

No Brasil existem cerca de 80 espécies, dentre eles o tubarão branco, um dos mais raros.
As principais espécies encontradas no Brasil são:

Tubarão Azul

   Características: Tem olhos grandes, uma longa nadadeira peitoral, pele lisa, dentes pontudos e serrados. Crescem cerca de 4 metros e é considerado um dos menores entre os ‘grandes tubarões’. Preferem mar aberto e não é comum nadar perto da costa ou dos humanos. É uma espécie oceânica, alimentando-se preferencialmente de lulas.

Tubarão Baleia

 
Características: Possui uma coloração escura com pintas esbranquiçadas por todo o corpo e sua boca possui 300 fileiras de pequenos dentes. Medem cerca de 18 metros, mas é inofensivo aos humanos e permite que mergulhadores cheguem bem perto. É o maior tubarão que existe. É uma espécie, oceânica e alimenta-se apenas de plâncton (pequenos organismos que vivem em alto mar).

 Tubarão Cabeça-Chata


Características: Seu corpo tem coloração cinza e a barriga é branca. O nariz é pequeno e bem largo e os olhos pequenos. As fêmeas são maiores do que os machos e atingem cerca de 3,5 metros de comprimento. É um dos tubarões mais ferozes sendo autor de diversos ataques a pessoas. Possui uma característica incomum de entrar nos rios, inclusive há registros do tubarão Cabeça-chata no rio Amazonas.

 Tubarão Galha Preta


Características: É Comum no Norte e Nordeste do Brasil. Mede cerca 2,5 metros de comprimento. Prefere as águas temperadas tropicais. Alimenta-se de peixes pequenos e de invertebrados.

 Tubarão Lixa


Características: É um dos mais populares tubarões no mundo. Ocorre em toda a costa brasileira. Ele tem o hábito de dormir empilhado em outro da espécie e chegam a formar pilhas de até 30 tubarões. Seus dentes pequenos são extremamente poderosos. Pode medir até 4,3 metros de comprimento. Vive próximo ao fundo do mar e alimenta-se de invertebrados. É uma espécie considerada inofensiva ao homem.


Tubarão Mako Cavala

 
Características: É considerado o tubarão mais rápido, podendo chegar a 88 km/h e dentre os peixes só é menos rápido que o atum. Sua coloração é azul metálica e mede cerca de 4 metros de comprimento. O tubarão Mako é capaz de manter a sua temperatura maior que a temperatura do seu ambiente. Gosta de mares tropicais e temperados, raramente é encontrado em temperaturas menores que 16ºC.
Possui excelente habilidade para nadar. Alimenta-se de peixes de alto-mar e de outros tubarões. Não foram registrados ainda casos de ataques à humanos, embora sua periculosidade seja questionável.

 Tubarão Martelo


Características: Seu nome ‘martelo’ é devido ao formato curioso de sua cabeça: duas grandes extensões planas e laterais, que lhes permite girar com mais rapidez que outros tubarões. Mede até 4,2 metros de comprimento. Alimenta-se de animais escondidos na areia no fundo do mar.

 Tubarão Raposa


Características: O tubarão Raposa uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Sua é cauda muito curiosa, pois mede o mesmo tamanho do seu corpo. Pode medir 5,50 metros de comprimento. Alimenta-se de outros peixes comuns em alto-mar.

 

Tubarão Tigre

 

Características: O nome “tigre’ é devido as manchas pretas que o tubarão tigre possui quando jovem. Mas, conforme o crescimento do corpo, essas manchas desaparecem e o compor adquire uma coloração cinza ou marrom. Mede cerca de 6 metros , em média, mas pode atingir os nove metros de comprimento. Vive em águas tropicais e alimenta-se de peixes ou invertebrados. É um dos mais temidos pelo homem.
Dentre as 375 espécies de tubarões existentes em todo o mundo, o tubarão branco se destaca por sua voracidade, sendo considerado o maior predador marinho existente. É encontrado em regiões temperadas e subtropicais dos oceanos. É raro ser encontrado nadando na costa brasileira. Há apenas um incidente de ataque do tubarão tigre em águas brasileiras, registrado em 1980.

Tubarão Branco


Características: O tubarão Branco possui a barriga branca e as costas cinza escura. Nadando chega a uma velocidade de até 40 km/h. Mede 5 metros, em média, mas pode alcançar até 7 metros e pesar 2 toneladas. Sua alimentação é composta de peixes como, o salmão, atum, peixe-cavala, tartarugas marinhas, carcaças de baleias e até outros tubarões. 






Um pouco sobre os tubarões. Espero que gostem.
Chris Evelyn 3°D

Referências:
 http://lorenebiologa.blogspot.com.br/2012/10/tubaroes.html
http://lorenebiologa.blogspot.com.br/2012/10/tubaroes.html



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário