SEGMENTAÇÃO DO OVO - EMBRIOLOGIA


         Ao ser realizada uma fecundação, o zigoto rapidamente entra em clivagem, ou seja, começa a se dividir para a formação dos dois primeiros blastômeros. Para quem não sabe, “blastômero” é o termo usado para os primeiros estágios do desenvolvimento embrionário.
      Dentro da embriologia, isto é, a ciência que estuda a formação dos tecidos dos embriões desde a primeira célula, existe quatro segmentações principais, são elas: Holoblástica (=total) e igual; Holoblástica (=total) e desigual; Meroblástica (=parcial) e discoidal e Meroblástica (=parcial) e superficial.
 Fonte:  http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/21770.jpg
              De modo geral, a segmentação Holoblástica ocorre em todo o ovo.
  •   Igual: Encontrada nos ovos Alécitos, ocorre quando todas as células formadas dentro do ovo são do mesmo tamanho. Exemplo: mamíferos. Acontece na divisão do zigoto, onde vão sendo divididos, de um em dois, dois em quatro, quatro em oito e assim sucessivamente.
  • Desigual: Ocorre quando as células criadas no ovo serão de tamanhos variados. Isso acontece porque nas clivagens do polo vegetativo, os blastômeros tem pouco vitelo, mas nas clivagens transversais, resultam blastômeros com vitelo. Essas divisões ocorrem por mitose, e os blastômeros sem vitelo se reproduzem mais rápido do que os com a presença dele. Pode ser observada nos ovos Heterolócitos. Exemplo: Anfíbios. Nela, as células maiores são chamadas de Macrômeros e as menores de Micrômeros.
            Já na Meroblástica, a formação das células acontecerá em apenas uma parte do ovo. É subdivida de acordo com a diferença de distribuição de vitelo nos ovos.
  • Discoidal: Vista nos ovos Telolécitos, tal segmentação é caracterizada por apresentar muito vitelo e ocorrer exclusivamente na cicatrícula, por isso, a segmentação Meroblástica em geral é chamada de parcial. Exemplo: Aves e Répteis.
  •   Superficial: Ocorrida nos ovos Centrolécitos, esta, é conhecida pelo vitelo, que se divide em pequenos grupos, todos rodeados por uma fina camada de citolplasma, e que vão do centro para a superfície. Exemplo: Artrópodes.


Por: Micaleyde Soares - 2º C


Nenhum comentário:

Postar um comentário