ENEM


                      E aí, preparados para o ENEM ?


 
Como surgiu o ENEM e pra que foi criado ?

Em 1998, quando foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ninguém imaginava os benefícios que ele poderia trazer para os estudantes interessados em ingressar numa universidade, seja ela pública ou particular.

A princípio era um mero instrumento do Governo Federal para analisar a qualidade do ensino médio no Brasil. Poucos eram aqueles que se dispunham a realizar o exame e dedicar-se para atingir uma boa pontuação. Hoje tudo mudou. O Enem passou a ser o instrumento do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para alunos comprovadamente carentes.

Você sabe como se preparar pra o ENEM ?
Aqui vai umas dicas …

O primeiro passo é cuidar da alimentação, afinal, já dizia a sua avó: “Saco vazio não pára em pé”. Mas não basta comer, é preciso comer bem: ingerir alimentos nutritivos que auxiliem o seu cérebro a trabalhar mais.

Para o dia da prova:
Café da manhã completo:
- Vitaminas e minerais: frutas
- Fibras: porção de cereais
- Carboidratos: fatia de pão ou biscoito
- Proteínas: leite, iogurte ou queijo.
Almoço:
- Evite alimentos que não está acostumado a ingerir (não queira comer pela primeira vez um acarajé baiano na véspera da prova!);
- Evite refeições grandes e pesadas com alta concentração de proteínas como uma feijoada, bife à milanesa ou alimentos à base de creme de leite;
- Alimentos com alto teor de proteína e gordura devem ser evitados, pois levam maior tempo no processo de digestão, provocando sonolência.

Prefira:
- Frutas, barras de cereais, água ou água-de-coco;
- Chocolate em pequena quantidade (diminui a ansiedade, fornece uma sensação de tranquilidade, energia e disposição).
 

Evite:
- Balas, salgadinhos e refrigerantes, pois aumentam o apetite e provocam perda de concentração.

Nos dias da prova é importante chegar com antecedência mínima de uma hora. Os portões abrem às 12h e fecham às 12h55, pois o exame tem início às 13h (12h na capital Pernambucana) em ponto. Portanto, visite o seu local de prova alguns dias antes para conferir o caminho mais rápido e saia mais cedo para evitar engarrafamentos.

Ao responder, tenha calma: leia e releia a questão antes de marcar a alternativa que você julga ser correta. Muitos participantes se deixam tomar pelo nervosismo e acabam cometendo falhas “bobas” apenas por não reler a questão. Calcule o tempo que você gasta para fazer uma redação de 30 linhas e responder as questões de cada dia de prova. É importante que você mantenha um ritmo e deixe para o final 30 minutos só para transcrever suas opções para o formulário de respostas, o que exige bastante concentração. Já pensou responder tudo certo e transcrever tudo errado?

Já que estamos já perto do ENEM achei legal falar sobre ele, nem que seja um pouco. Boa prova para todos! 
 


Fontes:
http://vestibular.brasilescola.com/enem/como-me-sair-bem-no-enem.htm
http://vestibular.brasilescola.com/dicas/alimentacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário