Doenças ocasionadas por Bactérias

Esse post da ênfase as principais doenças ocasionadas por bactérias, como ocorre e as prevenções:


  • Bacterioses: 
Hoje em dia cerca de metade das doenças são provocadas por bactérias (chamadas infecções bacterianas). Vai ai algumas delas:

  1. Botulismo : Bactéria causadora -  Clostridium botulinum. 
  Essa doença não é causado pela bactéria em si, mas sim pela toxina que ela produz, sendo assim lançada na corrente sanguínea, podendo atingir os nervos e músculos, causando paralisia.
Contaminação: O Clostridium botulinum pode ser encontrado em enlatados ( se tiver amaçado) conservas e embutidos.
Profilaxia : Olhar se os enlatados estão amaçados, e no caso de consumo o tratamento deve ser rápido com soro antitoxina.
  
2. Cólera : Bactéria causadora - Vibrio cholerae.
  
 Causada pelo Vibrião colérico, onde se aloja e se multiplica no intestino delgado do ser humano. Provoca forte diarreia, dores abdominais, desidratação intensa e uma característica muito presente são as fezes com cores esbranquiçadas, isso decorre justamente da presença da mucosa intestinal.
Contaminação: ocorre com ingestão de alimentos contaminados pelas fezes do portador da doença.
Profilaxia: É importante que você tenha bastante cuidado com a água que se utiliza na lavagem de certas verduras que serão ingeridas cru. Saneamento básico e evitar comer alimentos frios em restaurantes com pouca higiene.

3. Coqueluche : Bactéria causadora - Bordetella pertusis.

  Ela é bastante parecida com o resfriado, apresentando maior incidência nas crianças. Logo na fase seguinte, ocorre fortes tosses (tentativa do corpo eliminar o muco acumulado nas vias respiratórias, isso decorrente das secreções produzidas pela bactéria).
 Contaminação:
A transmissão se da através da inalação de bactérias presente na tosse de indivíduos contaminados.
Profilaxia: Importante a higienização das mãos e evitar contato com o doente e vacinação (DPT).

4.   Febre tifoide : Bactéria causadora - Salmonela typhi.

 Após um determinado período de incubação a bactéria, se alastra por todo o organismo causando dor de cabeça intensa e febre. Com o agravamento, causa forte diarreia, ocasionando perfurações no intestino podendo levar a morte. Triste né?
  Contaminação: Sua contaminação ocorre através da ingestão de alimentos e água contaminada.
 Profilaxia: Lavar alimentos como verduras com água limpa, saneamento básico, não ingerir verduras em lugares desconhecidos como por exemplo restaurantes.

5. Gonorreia : Bactéria causadora - Neisseria gonorrhoeae

 No homem essa doença causa uretrite (dor ao urinas) e eliminação de  secreções com cor amarelada. Já nas mulheres pode causar inflamações pélvicas ( o chamado DIP) e em caso de prolongamento da doença sem tratamento pode ocasionar  esterilidade.
   Contaminação:Relações sexuais sem uso de preservativo.
    Profilaxia: Uso de preservativo sexual.

6. Leptospirose : Bactéria causadora - Leptospira interrogans

Pode causar dores de cabeça, febre, calafrios, dores musculares e se continuar sem tratamento pode causar comprometimento dos rins.
 Contaminação: Se adquire através do contato com solo e água contaminada com a urina de certos animais selvagens e domésticos, a exemplo principal do rato.
 Profilaxia: Uso de calçados, saneamento básico e tratamento da água.

7. Sífiles: Bactéria causadora - Treponema pallidum

 Após o período de incubação ( 20 dias ) a bactéria causa no glande do pênis uma lesão endurecida ( Cranco duro). Na mulher aparece o cranco duro nos lábios vaginais e podendo aparecer no colo do útero. Pode ocasionar também, dor de cabeça, febre e indisposição. Vale lembrar que é uma doença congênita, ou seja, pode ser passado , no caso de gravidez, da mãe para o filho pela placenta, ocasionando má formação mental e física. Caso não tratada a tempo pode ocasionar problemas mentais, cegueira e dificuldade motora.
Contaminação: É passada através do ato sexual com parceiro (a) contaminado (a).
Profilaxia: Uso de preservativo.

8. Tuberculose: Bactéria causadora - Mycobacterium tuberculosis

Ao atingir os alvéolos pulmonares, é fagocintada por macrófagos, células brancas de defesa. As bactérias inicialmente se multiplicam no interior dos macrófagos, espalham-se pelo sistema respiratório e outros sistemas ocasionalmente. Os sintomas incluem perda de peso e crises de tosse com eliminação de secreção sanguinolenta.
Contaminação: Através da inalação da bactéria.
Profilaxia:  Higiene da mão, evitar contato com o doente e vacinação (BCG)
Victor Jorge 3° A
Fonte de apoio : http://www.cnsr-ce.com.br/9216/principais-bacterioses-humanas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário