Gêmeos e sua formação


     Muitos de vocês já devem ter conhecido irmãos que se parecem extremamente a ponto de serem confundidos um com o outro, assim como dois irmãos que nasceram no mesmo dia, mês e ano, mas que esteticamente falando, não se parecem em absolutamente nada.
          Há dois tipos de gêmeos: 
  • Univitelinos - Formados por um mesmo zigoto (célula originada do encontro do espermatozoide com o óvulo), logo, possuem uma incrível semelhança por terem uma genética idêntica. A sua formação pode ser decorrente pela divisão do óvulo (que é a maior célula do nosso organismo) já fecundado.


Observação: Após a entrada de um espermatozóide, a membrana que reveste o óvulo se fecha para iniciar o processo de fecundação. O que acontece no caso dos gêmeos bivitelinos é que algumas mulheres possuem uma ovulação desregulada, ou seja, em um mês pode vir a produzir dois ou mais óvulos e já em outro mês, sua produção ser normalizada. Assim, no ato sexual os espermatozóides entram, um em cada óvulo produzido. Isso também explica as características de um gêmeo para outro serem distintas.

Fonte:  Livro: Biologia, Funções Vitais, Embriologia e Genética - José Luis Soares

Por: Micaleyde Soares - 2º C

Nenhum comentário:

Postar um comentário