Fórmula da imortalidade. Débora Mirraely (1°b)

Quem nunca teve um sonho de ser imortal? Ou quem nunca viu algum filme/series ou leu algum livro que tinha personagens imortais ou que desejava ser um?

Muitos cientistas, pesquisadores, biólogos  entre outros, estudam sobre uma espécie de água-viva chamada, Turritopsis nutricula.


Mais conhecida como “mãe-d’água” e estando na classe dos hidrozoários, esse tipo de água-viva é conhecido por ter a capacidade de retornar a fase “pólipo” após atingir sua maturidade sexual e se reproduzir.

Vocês devem estar se perguntando, "por que tudo isso por uma água-viva?".
Simplesmente, por que esse tipo de água-viva (medusa)
 é imortal.

Naturalmente a vida de um hidrozoário varia de algumas horas até alguns meses, raramente algum chega há um ano, apesar de Turritopsis nutricula ser desta classe, ele é diferente.
De um ovo fecundado, o embrião passa a fase de plânula, uma espécie de larva ciliada que cresce sobre substratos submarinos. Ali a plânula transforma-se em um pequeno pólipo, que se desenvolve e por reprodução assexuada acaba por gerar o indivíduo adulto capaz de produzir espermatozoides e óvulo. A medusa então lança os gametas no mar, onde ocorrerá a fecundação e morre. Com a  Turritopsis nutricula, após a produzir espermatozoide e ovulo ,através de um processo chamado de transdiferenciação celular esta medusa retorna a fase de pólipo. O que em paralelo com o ciclo de vida humano equivaleria retornar a pré-adolescência. 

Então quer dizer que o mundo será dominado
 Pelas águas-vivas?
Não.

A Turritopsis nutricula simplesmente NÃO consegue morrer de causas naturais, a sua capacidade de regeneração é tão alta que ela só pode morrer se for completamente destroçada.

E por ter muitos predadores
 O mundo não será dominado pelas
Turritopsis nutricula.

Infelizmente não se sabe como isso é possível. Entende-se somente que no caso da Turritopsis nutricula, existe uma programação genética capaz de reordenar as células tronco para um estágio evolutivo anterior.


E nesse mistério existe a fórmula da imortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário